QUE VENTANIA!

 
A madrugada desta terça-feira (30) foi com rajadas de ventos de até 90 km/h em Belo Horizonte. A medição foi na estação Cercadinho, na região Oeste da capital. Os fortes ventos provocaram a queda da temperatura e a sensação térmica chegou a -20,3ºC.

De acordo com o meteorologista Lizandro Gemiacki, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os ventos são provocados pela passagem de uma frente fria pelo litoral da região Sudeste do Brasil. "Isso provocou um sistema de alta pressão, o que resultou nas fortes rajadas de ventos. O ar se desloca por essa diferença de pressão", explica. O meteorologista apontou que os ventos fortes devem permanecer na capital até o final da manhã de quarta-feira (31).

Para Gemiacki, os ventos fortes são comuns neste período do ano, onde ocorre a transição entre a estação de seca e a estação chuvosa. O meteorologista alerta que diante dos ventos fortes é importante manter cuidados quanto aos riscos de queda de árvores e de incêndios. "Devido ao período de seca, as árvores estão mais frágeis, e os ventos podem provocar a queda. Esse cuidado também é válido com incêndios", alertou.  Segundo o Corpo de Bombeiros, somente nas últimas 24 horas foram pelo menos 86 chamados para atendimentos de ocorrências relacionadas a incêndios em vegetação em Minas Gerais.


A previsão, segundo o INMET, é de que o frio continue em Belo Horizonte nos próximos dias. Na quarta-feira (31), a mínima prevista é de 8ºC, a máxima pode chegar aos 20ºC. Já na quinta-feira (1), a mínima se mantém e a máxima prevista é de 22ºC. A temperatura começa a subir na sexta-feira (2), com mínima de 9ºC e máxima de 25ºC.


A Defesa Civil de Belo Horizonte também emitiu um alerta quanto a baixa umidade do ar, hoje em 35%. A recomendação é para cuidados com hidratação e a prática de atividades físicas utilizando agasalhos. Em casos de problemas respiratório, provocados principalmente pelo tempo seco, a orientação é de procurar especialistas.