ONDA DE CALOR

A atuação de uma massa de ar quente segue deixando os dias em Belo Horizonte bem quentes. De acordo com a Defesa Civil, que emitiu um alerta de onda de calor para capital nos próximos dias, aponta para previsão que pode ser superior a 33°C nesta sexta-feira (15).

Segundo o órgão municipal, o dia será de céu claro a parcialmente nublado com temperatura máxima elevada. A temperatura mínima foi de 19 °C. A máxima estimada é a mesa registrada ontem, de 33°C. Mas a tudo indica que o calor será superior. A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 40% à tarde.

Com expectativa de recorde de calor nos próximos dias, confira as cinco maiores temperaturas em 2024:

34°C - 17/01/2024
33,4°C - 29/02/2024
33,4°C - 01/03/2024
32,5°C - 14/03/2024
32°C - 13/03/2024

Para o periodo de calor, veja as recomendações:⠀⠀ 

Hidrate-se;⠀

Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h

Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar

Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados

Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas

Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.

Alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo. 
 
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Índice pluviômetro

Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.

Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.

Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar:

Chuva fraca: abaixo de 5,0 mm/h
Chuva moderada: entre 5,0 e 25 mm/h
Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
Chuva muito forte: acima de 50,0 mm/h