CALOR

O calor segue sem dar trégua em Belo Horizonte. Nesta terça-feira (21/1), a temperatura chegou aos 34,4°C na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na Avenida Raja Gabaglia. Trata-se do maior índice registrado em 2025 na capital mineira. O recorde anterior ocorreu nesta segunda-feira (20/1), quando os termômetros marcaram 33,7°C na estação meteorológica da prefeitura (PBH) na Regional Venda Nova.

 Os dias anteriores foram de sucessivas quebras de recordes, o que indica que a temperatura em BH está em elevação. No domingo (19/1), também em Venda Nova, foram registrados 32,9ºC. No sábado, o índice chegou a 32,8ºC, e na sexta-feira (17/1), 32ºC.

Chuvas, porém, podem dar um alívio no calor ao longo das próximas horas. A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta, válido até as 8h desta quarta-feira (22/1), sobre a possibilidade de pancadas de chuva de até 20 mm, acompanhadas de raios e rajadas de vento, que podem chegar a 50 km/h.

A Defesa Civil recomenda que a população adote medidas de segurança e evite situações de risco, como transitar (de carro ou a pé) em ruas e avenidas sujeitas a alagamento.