MANHÃ GELADA

Belo Horizonte amanheceu gelada nesta terça-feira (30) com sensação térmica de -20,3°C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Defesa Civil municipal, a medição foi feita por volta das 7h, na estação do Cercadinho, no bairro Buritis, região Oeste da cidade. A ventania contribui para a maior sensação de frio.


De acordo com o Inmet, os ventos chegaram a 90 km durante esta madrugada. A menor temperatura registrada nesta terça-feira também foi sentida foi por volta das 7h, quando os termômetros da estação Cercadinho registraram 9,3ºC, número menor que os 10ºC previstos pelo Inmet na segunda-feira (29).

Os dados do Inmet ainda preveem que os termômetros não passem de 22ºC nesta terça, número menor que os 10ºC previstos pela Defesa Civil de Belo Horizonte quando emitiu um alerta de baixas temperaturas nessa segunda-feira (30). Não há previsão de chuva, o dia será de muitas nuvens e com rajadas de vento.


A previsão meteorológica indica que a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 35%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde deve estar entre 50 e 60%.

O meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet, explica que a mudança no tempo se deve ao avanço de uma massa de ar frio na região Sudeste do país. “A massa de ar começa atuar em Minas, provoca queda na temperatura e aumenta a incidência de fortes ventos”, detalha. 

Minas


Em Minas, nesta terça-feira (30), os termômetros marcaram 4,3°C em Maria da Fé, na região Sul. Já o Triângulo Mineiro deve registrar a maior máxima, com 32°C.