INMET

Com temperatura mínima de 11,1°C, Belo Horizonte registrou nesta quarta-feira (17) o dia mais frio do ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a medição foi feita no início da manhã, na estação Pampulha. Antes, a menor temperatura registrada na capital tinha sido em 21 de abril, com 13,2ºC. A ventania contribui para a maior sensação de frio.

De acordo com o Inmet, os ventos chegaram a 35 km durante esta madrugada. Com isso, o frio foi ainda mais intenso nas áreas mais elevadas de Belo Horizonte como os bairros Buritis, Belvedere e Mangabeiras, que registraram sensação térmica de 3,1 °C. Ao longo do dia, as temperaturas podem chegar aos 27°C. 

Segundo a meteorologia, o dia será de céu claro com sensação de frio ao amanhecer e à noite, além de tempo seco à tarde. Ao longo do dia a umidade relativa mínima do ar gira em torno de 30%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é entre 50% e 60%. 

Diante da previsão de tempo seco, as autoridades alertam para risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. A recomendação é que a população mantenha a hidratação regular.

Dicas para dias com baixa umidade:

Beba bastante líquido.
Atividades físicas não são recomendadas.
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).