ILHA VERDE

Nesta segunda-feira (17), às 11h, Belo Horizonte ganhará o primeiro refúgio climático, que será instalado na Rua dos Carijós, 679, no Centro da cidade. O espaço contará com uma árvore central, pisos permeáveis, banco e bebedouro. Ao todo, o refúgio climático ocupará uma área de 25,61 metros quadrados.

A estrutura integra o programa Centro de Todo Mundo – que prevê a requalificação da região central da cidade – e irá funcionar como um “oásis urbano”, uma “ilha de verde” no hipercentro. O equipamento faz parte das ações previstas pela Nova Agenda Verde, e que tem o objetivo de tornar BH mais capacitada para enfrentar as mudanças climáticas.

“O bebedouro é um capítulo à parte. Ele possui tecnologia avançada, com três bicas distintas, destinadas a adultos, crianças e pets. Também possui estações nebulizadoras, com aspersores para dissipar uma névoa refrescante para que o munícipe se alivie do calor. Basta pressionar um dos botões e aguardar a liberação do vapor”, explicou a PBH.

Após a inauguração deste primeiro refúgio, há a previsão de entrega de outros quatro até o final de 2024, todos no hipercentro: um na Av. Olegário Maciel, outro na Av. Amazonas e dois na rua dos Caetés. Outras duas unidades serão implementadas em Venda Nova e no Barreiro, mas ainda não há previsão de data. Futuramente, BH poderá contar com cerca de 50 refúgios climáticos, instalados em todas as regionais.

hojeemdia.com.br