SOLÃO

Neste sábado (23/9), a capital mineira literalmente ferveu, batendo o recordo de calor deste ano, ao registrar 33,4ºC. O recorde anterior para 2023 era de 33,3ºC no último dia 14. Segundo o Inmet, essa temperatura ainda é preliminar e uma nova leitura será feita por volta das 21h.  

Por volta das 12h, as sorveterias de Belo Horizonte estavam lotadas, devido às altas temperaturas. Na sorveteria São Domingos, na região da Savassi, na Região Centro-Sul de BH, formou-se até fila em busca de algo gelado.

Ainda segundo o Inmet, há uma possibilidade de que as chuvas cheguem ao Sul e Região Central de Minas na quinta-feira (28/9). Enquanto o Norte e Noroeste do estado ainda têm pelo menos até quinta com as temperaturas elevadas e a partir de sexta (29/9) tem prossibilidade de chuva.

Inverno quente

As altas temperaturas foram destaque no inverno, com o aquecimento sendo impulsionado pela presença de intensas massas de ar quente e seco.

No Sudeste, os destaques foram para as regiões noroeste e norte de São Paulo, além do Triângulo Mineiro, com 50 a 70 dias de temperaturas elevadas, principalmente nos meses de agosto e setembro.