A campanha de vacinação contra a dengue será reforçada em Belo Horizonte a partir desta terça-feira (22), com a ampliação dos pontos de aplicação do imunizante. Com a chegada de mais de 13 mil doses, o número de centros de saúde habilitados para vacinar crianças e adolescentes vai passar de 54 para mais de 90.

A lista com os endereços atualizados será divulgada no site da Prefeitura de BH às 18h desta segunda-feira (21). Para acessar, clique aqui.

A vacina Qdenga está disponível para o público de 6 a 14 anos. Desde o início da campanha, em fevereiro deste ano, já foram aplicadas cerca de 155 mil doses na capital - sendo 109 mil primeiras doses e 46 mil segundas aplicações.

Ainda assim, os índices de cobertura vacinal seguem abaixo do esperado: 48,9% para a primeira dose e 20,8% para a segunda. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%.

O esquema de imunização prevê duas doses com intervalo de três meses. Se a criança teve dengue recentemente, é preciso aguardar seis meses desde o início dos sintomas para tomar a primeira dose. Já quem contrair a doença após iniciar o esquema deve apenas respeitar o intervalo mínimo de 30 dias entre o início da infecção e a aplicação da segunda dose.

Para receber a vacina, é obrigatória a presença de um responsável legal, além da apresentação de documento com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacinação.