CONFINS MAIS MODERNO
Passageiros que realizam embarque doméstico no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, agora chamado BH Airport, em Confins, já podem desfrutar de um ambiente mais moderno e prático com a entrega, nesta quarta-feira(14), da primeira fase da reforma do Terminal de Passageiros 1. 

De acordo com a concessionária, o espaço conta com um novo canal de inspeção centralizado e os portões de embarque 3, 4, 5 e 6 foram abertos hoje. Eles fazem parte da área mais antiga do terminal, mas agora seguem o mesmo padrão do Terminal de Passageiros 2.

"A ideia da reforma foi trazer toda a modernidade do Terminal de Passageiros 2 também para o terminal mais antigo. Construído há mais de 30 anos e sem
nenhuma reforma dessa magnitude durante esses anos, o Terminal de Passageiros 1 tem arquitetura e estética marcadas pelo concreto", afirma o gestor de Desenvolvimento Aeroportuário da BH Airport, Gustavo Anfra.

A proposta da reforma, segundo ele, foi compor, de forma harmônica, as áreas existentes com novos materiais e texturas. "O resultado o passageiro já percebe ao acessar o embarque doméstico”, explica.

Anfra ressalta que o conceito arquitetônico é um dos destaques da reforma, uma vez que visa transformar a antiga estrutura em uma nova ambiência que atenda às demandas atuais de movimentação, sem descaracterizar o projeto original, de autoria do arquiteto Milton Ramos. “A ideia do conceito sempre foi trazer para o terminal uma matriz conceitual com o lema ‘De Minas para o Mundo’. O intuito é que a arquitetura se caracterize como um meio potente de identificação e valorização da história e da cultura mineira”, explica.

bhimport2.jpg

(BH Airport/Divulgação)


Na avaliação da concessionária, a intervenção leva o aeroporto a novo patamar de excelência. Hoje, o terminal internacional conta com 26 pontes de embarque divididas entre os terminais de passageiros 1 e 2. Dos portões 1 ao 16, todos fazem parte do Terminal de Passageiros 1. Do 17 em diante, compõem o Terminal de Passageiros 2.
O projeto de modernização do Terminal de Passageiros 1, assinado pelo escritório Fernandes Arquitetos

Associados, também prevê a ampliação das áreas comerciais, assim como a revisão dos fluxos e processos. As intervenções demandaram investimentos da ordem de R$ 100 milhões e contribuem para fortalecer o papel do aeroporto como hub, ou seja, um centro distribuidor de voos, com localização privilegiada e ampla conexão com todo o país.


Atualmente, cerca de 50 cidades estão ligadas ao terminal com voos diretos. “Queremos sempre oferecer a melhor experiência aeroportuária aos nossosclientes. Com o fim dessa primeira fase, o aeroporto deu um passo importante rumo a um novo patamar de excelência. Passageiros, visitantes e toda a comunidade aeroportuária passam a ter mais conforto e comodidade. Além disso, vamos ampliar nossas áreas comerciais em 100%, o que reflete nadiversidade do nosso mix comercial”, ressalta Gustavo Anfra.