VEJA AGENDA

Palco das manifestações artísticas, referência da arquitetura moderna e berço da comida mineira, Belo Horizonte – na boca do povo Beagá – completa hoje 125 anos. Em meio a desafios urgentes, como os problemas da chuva, a primeira capital projetada no país tem muito a comemorar. E a programação, com direito a música, exposições, lançamento de livros e até plantio de árvores segue até 22 de dezembro.


As celebrações começam nesta segunda com um encontro de corais entre alunos da rede municipal. O evento aberto à população acontece às 9h na escadaria do prédio da prefeitura. No repertório, músicas que exaltam o espírito natalino e canções da MPB. 
 
2,5 milhões de pessoas moram em bh, segundo última estimativa do IBGE


Amanhã, bem pertinho dali, haverá mais uma apresentação, dessa vez do Coral “Os desafinados” no Teatro Francisco Nunes, às 19h. Mais cedo, pela manhã, moradores poderão participar do projeto “Montes Verdes”, que prevê o plantio de 125 mudas nativas de mata atlântica no bairro Engenho Nogueira. 


Ao longo da semana ainda serão realizadas mais ações de revegetação, debates sobre desenvolvimento sustentável, bate-papos sobre a história da metrópole, entrega de uma casa restaurada, feira de agricultura, formaturas de cursos profissionalizantes e exposições. A programação completa pode ser acessada nesse link.

https://prefeitura.pbh.gov.br/BH125anos

Especial HD


Em 12 de dezembro de 1897, Belo Horizonte iniciava seus 125 anos de história, refletida em um vasto acervo cultural e arquitetônico que se tornou referência para qualquer roteiro turístico. 


Encontro de Corais com alunos da rede municipal abre programação do aniversário de 125 anos de BH nesta segunda. Evento aberto à população acontece às 9h na escadaria do prédio da prefeitura. Repertório dos estudantes terá músicas que exaltam o espírito natalino e até canções da MPB


Quatro anos após a inauguração, em 1901, a cidade recebeu o título de capital de Minas Gerais e passou a se chamar oficialmente Belo Horizonte – na grafia antiga, Bello Horisonte. A mudança veio depois de longo período de disputas para que a capital, então em Ouro Preto, mudasse para BH. 


Essa história será contada nesta segunda no portal do Hoje em Dia, que ainda preparou um roteiro turístico pelos principais cartões-postais da metrópole, listou músicas que prestam homenagem à cidade e selecionou obras de icônicos artistas que deixaram seus traços por aqui. Clique e confira.