Beneficiários do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) poderão fazer levantamento para pagamento de seguros, atualização cadastral, impressão de formulários, exclusão de dependente de saúde e exclusão de pensionista usuário da assistência saúde nas agências dos Correios. A parceria, chamada de Balcão Cidadão, será oferecida, inicialmente, em Santa Luzia, Sabará e Ribeirão das Neves, cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

A partir da iniciativa, os segurados do Ipsemg dos municípios onde ocorre o projeto piloto não precisarão ir à unidade do instituto para realizar essas mudanças. Outro serviço que estará disponível no Balcão Cidadão é para que dependentes de servidores do Estado que já faleceram, contribuintes dos seguros e do pecúlio possam informar dados para análise inicial do direito ao pagamento. Eles também poderão imprimir formulários para requerimentos próprios do Ipsemg.

O presidente do Ipsemg, Marcus Vinicius de Souza, lembra que o instituto é o primeiro órgão público estadual a oferecer esse tipo de serviço ao cidadão. “Esperamos, em breve, ampliar o número de serviços e municípios atendidos por essa parceria entre o Governo de Minas e os Correios”.

Atualmente, 38.476 pensionistas são assistidos pelo Ipsemg e a carteira de beneficiários da assistência a saúde possui cerca de 900 mil pessoas, de todas as regiões de Minas Gerais.