Por trás das máscaras, frio. Muito frio. Tanto que fez Belo Horizonte bater mais um novo recorde de baixa temperatura neste ano: na manhã desta quinta-feira, por volta de 7h, os termômetros da  estação da Pampulha registraram 8,6 °C.  


A responsabilidade pelo despencar dos termômetros, que fez – além das máscaras – gorros, casacos e cachecóis tornarem-se peças obrigatórias nas ruas foi a atuação de uma massa de ar frio sobre Minas Gerais. E, para quem espera dias mais quentes, a previsão é de que a situação se repita hoje e a umidade do ar permaneça baixa. Temperaturas em alta estão previstas apenas a partir de sábado.

De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, a passagem de massas de ar frio é comum nesta época do ano, assim como a queda na umidade relativa do ar.

A Defesa Civil de Belo Horizonte indicou os índices de umidade relativa do ar devem ficar em torno de 30% à tarde.  Ontem, o órgão emitiu  um alerta válido até às 18h de sexta-feira, com recomendações para que a população redobre a atenção e reforce a hidratação.

SUL DE MINAS

Nesta quinta-feira, as temperaturas são baixas nas cidades do Sul de Minas. Mas, nenhum novo recorde foi registrado, segundo o  Inmet. Em Monte Verde, distrito do município de Camaducaia, os termômetros chegaram a registrar -2,7 ºC negativo. 


Já em Maria da Fé, também no Sul do estado, os termômetros ficaram em -1,0 ºC. 


Hoje o céu deve ficar claro em todo o estado, com a faixa Leste parcialmente nublada. A máxima pode chegar a 30º nas cidades da Região Noroeste do estado, segundo o Inmet.


Proteja-se


Confira as recomendações da Defesa Civil de BH para lidar com a baixa umidade do ar
Hidrate-se durante o dia


Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas


Evite frituras


Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou coloque uma bacia com água no quarto


Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao Sol entre das 10h às 17h


Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele. Se necessário use hidratante;

 

Em caso de problemas respiratórios procure um especialista


Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190)


Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte