SAÚDE


A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou a prorrogação até o próximo dia 21, das campanhas de multivacinação e contra poliomielite. A decisão leva em conta o fato de que a cobertura vacinal no Estado está abaixo do percentual mínimo de 95% preconizado pelo Ministério da Saúde. 


Em Montes Claros, maior município do Norte de Minas, até o dia 28 de setembro, a secretaria de saúde informou ao Ministério da Saúde que 12 mil 791 crianças foram imunizadas contra a poliomielite – 56,22% de cobertura vacinal. 


Apenas 19 dos 54 municípios da SRS de Montes Claros atingiram a cobertura vacinal contra a poliomielite. Outros quatro já vacinaram mais de 90% das crianças contra a poliomielite. E 19 já alcançaram coberturas vacinais contra a poliomielite entre 70 a 89%. 


Outras doze secretarias municipais de saúde já contabilizaram a vacinação de até 69% das crianças. 


Segundo a SRS, um total de 64.464 crianças de um a quatro anos faz parte do publico alvo para imunização contra a poliomielite. Desse total compareceram às unidades de saúde 46 mil 630 crianças. Isso corresponde a uma cobertura vacinal de 73,47%. 


Ainda segundo a SRS, um memorando da parte deles foi encaminhado às unidades regionais de saúde e aos municípios ressaltando que em virtude das atuais circunstancias e ocorrências de casos de poliomielite em outros países, profissionais, autoridades e gestores em saúde devem ser alertados para uma possível emergência. 


Com a prorrogação do prazo de realização das campanhas de vacinação os municípios terão prazo até o dia 31 de outubro para atualizar o registro das doses aplicadas nos sistemas de informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).
 
“É MUITO IMPORTANTE” 


Renata Souza, mãe de Enzo Gabriel de dois anos, destaca a importância de manter o cartão de vacinação em dia.  


“Desde a gestação eu já sabia que as vacinas eram fundamental para prevenir doenças. A vacinação infantil é o principal meio para manter o organismo das crianças protegido de vírus e bactérias, além de ajudar combater inúmeras doenças. É muito importante que todos os pais tenham consciência disso e levem suas crianças para vacinar”, ressalta. 
 
MULTIVACINAÇÃO 


De acordo com a SRS, a Campanha Nacional de Multivacinação contempla crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), não imunizados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

 
Estão sendo aplicados os seguintes imunizantes: Pentavalente contra difteria, tétano, coqueluche; Hepatite B e bactéria haemophilus, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta; Pneumo 10; Rotavírus; Meningocócica C; Febre Amarela; Tríplice Viral contra o sarampo, caxumba e rubéola; Hepatite A; Varicela; Meningocócica ACWY Conjugada e HPV contra o Papilomavírus Humano, doença sexualmente transmissível.