BAIXAS TEMPERATURAS
 
Minas Gerais é conhecida pelas belezas naturais e cachoeiras maravilhosas, onde os mineiros se aliviam do calor; um lugar que também apresenta temperaturas equilibradas durante a maior parte do ano, dependendo da região. 
 
No entanto, durante os últimos dias, algumas cidades mineiras estão vivendo uma onda de frio, e por questões de altitude, localização geográfica, época do ano e condições climáticas alguns municípios podem apresentar temperaturas bem baixas, como Maria da Fé, que registrou nesta segunda-feira (24/4) uma mínima de 6,7°C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

A maioria dessas cidades com temperaturas mínimas estão localizadas no Sul de Minas, região mais fria do estado. Estão, principalmente, na Serra da Mantiqueira, em lugares onde ficam situados municípios a 1.540 metros acima do nível do mar, um dos fatores que explicam o tempo da região, como expõe Ruibran do Reis, do Climatempo.
 
“A altitude é o seguinte, a temperatura cai 0,6º C a cada 100 metros e lá tem 1.500 metros de altura. Se você pegar a massa de ar que está aqui em Belo Horizonte e levar para o Sul de Minas ela vai ter uma temperatura de 5°C a 7°C abaixo”, esclarece.     
 
O meteorologista explica como funciona. “A temperatura (do local) é a seguinte: o ar é mais rarefeito em lugares mais altos, então ele não retém calor na atmosfera. O sol emite energia durante o dia e essa energia chega na superfície da Terra, que a transforma em calor e manda para o espaço”. 
 
“Então esse calor, se o ar é mais rarefeito, como em maiores altitudes, vai se perder para o espaço e a temperatura vai cair mais. Nas altitudes mais baixas, o ar não é tão rarefeito, as moléculas de ar estão mais próximas umas das outras, então elas retém o calor. Toda cidade ao nível do mar vai ser mais quente”, finaliza.  
    
Por curiosidade, o Estado de Minas selecionou as dez cidades mais frias de Minas Gerais, lugares para aqueles que gostam de um clima frio e agradável e para os que queiram evitar regiões que possuem uma boa geada. 
  
Maria da Fé 
 

mariadafe.png

Principal ponto turístico da cidade de Maria da Fé, considerada uma das mais frias de MG(foto: Marden Couto/turismo de Minas)
 
 
Maria da Fé é considerada uma das cidades mais frias de Minas Gerais. A cidade possui uma elevação de 1.250 metros. Para os amantes do frio, a cidade é o destino ideal, já que registrou em alguns anos temperaturas abaixo de zero. De acordo com o Climatempo, em 1981, a cidade chegou a marcar -8,4°C.
 
Monte verde

monte-verde-famosa-na-cidade-mineira-3-1046483.png

Foto do termômetro da cidade de Monte Verde, famosa na cidade

(foto: Redes Sociais/Reprodução)
 
 
Outra cidade que é considerada uma das mais frias de Minas Gerais é Monte Verde, sendo a segunda com o ponto mais alto da Serra da Mantiqueira, com 1.523 metros de altitude. A cidade de clima serrano atrai diversos visitantes pela famosa fábrica de chocolate do município, cerveja artesanal, arquitetura histórica e belezas naturais. A cidade possui uma boa estrutura de restaurantes, pousadas e hotéis para receber os turistas. 
 
Gonçalves
 
Outra cidade localizada a mais de 1.000 metros do nível do mar é Gonçalves. A cidade tem uma altitude de 1.350 metros, sendo um destino que ao longo dos anos é bastante visitado por turistas. Eles encontram no município um bom café, cachoeiras e mirantes; excelentes passeios para casais que queiram aquecer o corpo e o coração.
 
Bueno Brandão 
 
A cidade de Bueno Brandão está situada a 1.204 metros de altitude, pertence à Região do Sul de Minas. Para quem for visitar a cidade, o Parque dos Sonhos é um bom lugar. De lá, o visitante pode ir na tirolesa voadora, na qual o turista vai deitado de bruços e com cabelos ao vento enquanto assiste a uma bela paisagem.
 
Delfim Moreira 
 
Delfim Moreira é aquela cidade no inverno que se parece com o clima europeu, bom para casais que queiram um momento romântico, descansado na tranquilidade e em volta da vasta vegetação presente nas montanhas serranas. A cidade está a 1.200 metros do nível do mar.
 
Itamonte 
 
Outra cidade de clima agradável e povo acolhedor é Itamonte, que está a uma altitude de 933 metros e localizada entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Para os visitantes, Itamonte possui belos parques e cachoeiras, e para os mais corajosos o destino é a Pedra do Picu, ponto que é considerado um símbolo para a cidade.
 
Extrema 
 
Esta cidade está no extremo de Minas Gerais, localizado na divisa com São Paulo. Extrema é um município aconchegante e belo. A altitude da cidade beira a 935 metros. O município, que está na Serra da Mantiqueira, possui cinco rotas turísticas para entreter os visitantes: visitas a cachoeiras, subidas a pedras gigantes e passeios a ateliês de arte e alambiques. 
 
Lavras Novas

lavrasnomasminas.png

Em Lavras Novas, a neblina costuma surgir do nada e mudar toda a paisagem. Bom para os amantes do tempo frio(foto: Túlio Santos/EM)
 

Frio, clima de interior, belíssimas paisagens, prática de esportes, ambiente aconchegante. Sobram motivos para conhecer Lavras Novas, distrito de Ouro Preto que fica a apenas 112 quilômetros de Belo Horizonte. Destino muito procurado aos finais de semana. 


Passa Quatro
 
Os aventureiros podem escolher a cidade de Passa Quatro como destino, os esportes ao ar livre, trekking e montanhismo são bons para movimentar o corpo e não passar frio. No município, existe uma Locomotiva “Maria Fumaça”, onde os visitantes podem passear e conhecer as belezas naturais da região. O município está situado a 938 metros de altitude.
 
Virgínia
 
Virgínia está localizada no centro da maioria das cidades citadas, a uma elevação de 945 metros. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade, em 2015, tinha 8.867 habitantes. O município se destaca pelo cultivo de frutas e tem como atração especial a Exposição Agropecuária, evento anual que apresenta um torneio leiteiro, mostras de artesanato, desfiles de cavaleiros e shows de todo o tipo.
 
*Estagiário sob supervisão Will Araújo