A Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedade de Belo Horizonte, a tradicional Feira Hippie, na avenida Afonso Pena, voltará para o “funcionamento normal” a partir deste domingo (31), após um mês com o horário estendido.

Com o objetivo de promover a economia popular no Natal, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou no dia seis de dezembro que o funcionamento da feira seria estendido em uma hora, passando o encerramento de 14h para 15h nos fins de semana 10, 17 e 24.

A expectativa inicial era que com as compras natalinas, o movimento aumentasse em até 35%. Para o último domingo do ano, a medida não foi renovada.

O espaço recebe cerca de 60 mil pessoas a cada domingo e é dividido em 16 seto­res, possui cerca de 1,8 mil expositores, e áreas de alimentação. A feira foi idealizada por um grupo de artistas mineiros em 1969. Ela surgiu na Praça da Liberdade com a exposição de diversos produtos de artistas plásticos e artesãos.

Em 1973, a Feira Hippie foi reconhecida pela prefeitura de Belo Horizonte. Em 1991, ao lado de demais feiras de BH, ela foi transferida para a Avenida Afonso Pena, no centro da capital, dando ori­gem à maior feira de arte­sa­nato a céu aberto da América Latina.