REGIÃO METROPOLITANA DE BH


Mineração Ibirité Ltda (MIB) mantém atividades em área próxima à barragem da Vale que rompeu em janeiro de 2019, no Córrego do Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte

Suposições sobre o transbordamento de uma barragem de rejeitos nas proximidades Co córrego do Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, assustaram moradores do município na manhã de sexta-feira (19). 

Entretanto, o cenário real não repete os comentários que circularam nas redes sociais há algumas horas e, de acordo com a Mineração Ibirité Ltda (MIB), indicada como responsável pela barragem hipotética, não houve transbordamento ou qualquer tipo de rompimento, mas um alagamento em um lagoa interna à área. 

Como precaução, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente de Brumadinho foram à região onde está instalada a mineradora para uma fiscalização entre a manhã desta sexta-feira (19) e o início da tarde.

Informações iniciais dão conta de que a área afetada pelo alagamento está entre o Córrego do Feijão e o distrito de Casa Branca.

Questionada sobre os rumores pela reportagem, a MIB declarou não ter barragens de rejeitos em sua mineradora. O grupo responsável afirmou que em função dos fortes temporais que atingem a região metropolitana de Belo Horizonte há cerca de sete dias, houve alagamento em uma lagoa integrada à área da mineradora. 

Segundo o setor de comunicação, trata-se de um lago que permanece vazio à época de seca e retém alguns sedimentos da mineração. A MIB reforçou que não possui barragens de rejeitos.