VEJA PROGRAMAÇÃO DE MISSAS

Após quase sete anos fechada para obras de conservação e restauração, a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, localizada em Mariana, região Central de Minas, será reaberta nesta quinta-feira (15). Conhecida como a “Sé de Mariana”, a igreja é um dos  mais importantes monumentos religiosos e artísticos do século XVIII.


A catedral é uma das poucas que apresenta suas características originais do século XVIII. Muitas catedrais contemporâneas já se perderam ou foram modificadas com o passar do tempo: Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo foram demolidas; as catedrais de Olinda, São Luís do Maranhão e Belém passaram por grandes transformações arquitetônicas que alteraram sua estrutura original.

Após as comemorações dos 270 anos da criação da Arquidiocese de Mariana, a Catedral Basílica Metropolitana de Mariana foi contemplada, em 2016,  por meio do Plano de Ação das Cidades Históricas e de contratos firmados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com recursos para a elaboração de projetos e execuções de obras de conservação e restauração de toda a edificação.
Nesta quinta, haverá uma solenidade de reabertura do espaço.

Confira a programação:

15/12 – Quinta-feira
17:00 – Ato civil de entrega, por parte do Iphan, das obras de restauração dos elementos estruturais e artísticos da Catedral. O local ainda permanece fechado para ser preparado para as celebrações religiosas do dia 23/12.

23/12 – Sexta-feira
19:00 – Santa Missa, presidida pelo Sr. Arcebispo Dom Airton José dos Santos, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, seguida da procissão com a imagem de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Arquidiocese, para a

Catedral Basílica Metropolitana de Mariana, com a presença de todas as pastorais, movimentos e irmandades da cidade de Mariana e região.


20:30 – Entrada dos fiéis na Catedral, bênção, homenagens e canto solene de Ação de Graças.
22:00 – Apresentação do Quinteto Minas na praça da Sé.

24/12 – Sábado (véspera de Natal)
22:00 – Missa Solene do Natal do Senhor e reabertura da Catedral Basílica Metropolitana de Mariana, com a presença de todas as pastorais, movimentos e irmandades da Paróquia.