O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vai julgar, no decorrer desta semana, integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) que estão presos em penitenciárias do Estado. As audiências ocorrem a partir desta segunda-feira (26), no Fórum Lafayette, no Barro Preto, Centro-Sul de BH.
Para o julgamento um esquema especial de segurança foi implantado. O transporte dos réus para o fórum foi acompanhado por viaturas da Polícia Militar (PM). Ao todo, mais de 270 policiais militares e civis estão envolvidos não só no translado dos réus, mas também por patrulhar as imediações do tribunal. Agentes penitenciários também atuam na segurança.
Varreduras no entorno do Fórum Lafayette também serão realizadas para vistoriar se alguma bomba ou outro dispositivo foi colocado no local. Outra medida de segurança adotada foi o fechamento da rua Ouro Preto para a chegada dos criminosos ao júri. O acesso ao prédio do Fórum Lafayette será feito apenas pela avenida Augusto de Lima e rua Paracatu.
De acordo com o TJMG, os réus serão julgados por crimes contra a vida, danos ao patrimônio público e tráfico de drogas. O processo, conforme o tribunal, tramita em segredo de justiça.