ARTE NAS RUAS

Antes mesmo de ser finalizada, a primeira pintura do artista Kobra em Belo Horizonte encanta moradores e quem passa pelas ruas do Centro. A expectativa era que a obra do muralista, reconhecido internacionalmente, ficasse pronta em 15 dias, mas o artista antecipou o prazo e deve finalizá-la nesta sexta-feira (11).

O desenho de seis rostos mesclados com formas triangulares, retangulares e coloridas preenchem a empena do edifício-sede do Sesc Minas, voltada para a Avenida Olegário Maciel. São quase mil metros quadrados disponíveis para a obra. Segundo o artista, a proposta é homenagear os cidadãos belo-horizontinos.

O empresário Roberto Carlos, de 62 anos, foi “flagrado” admirando a obra do muralista. “Eu fiquei sabendo que ele ia pintar aqui mas não imaginei que seria tão rápido. Eu ouvi no rádio e pensei “vou lá ver”. Eu achei que estava começando, mas ele já está terminando. Ta lindo, ta maravilhoso! É um presente pra BH”, descreve o idoso.

Maria Anita, de 57 anos, também se encantou com o trabalho do artista. “Achei lindo, maravilhoso! Mesmo sendo um lugar de alto risco, achei que ficou muito bonita. Eu amei e adorei”, conta.
Publicidade

A homenagem de Kobra faz parte do projeto cultural “Sesc Arte Urbana”, que tem como objetivo impulsionar a cultura em BH. Além de Kobra, irão participar das pinturas o “Coletivo Minas de Minas”, que é composto por quatro mulheres e busca valorizar a presença feminina nas pinturas.

O mural de Kobra se junta a outras diversas empenas pintadas na região central de BH, produzidas para o festival Cura.

Eduardo Kobra

Natural de São Paulo, Kobra já pintou murais em 35 países. Uma de suas obras mais famosas é ‘O Beijo’, executada em 2012 no High Line, em Nova York. A arte urbana dele começou a ganhar visibilidade em 2007, após liderar o projeto Muro das Memórias, em que mergulhou no universo das fotos antigas de São Paulo e passou a reproduzi-las nas ruas.