Por meio de nota, a Latam informou que o voo LA8084 partiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos à 0h30 e alternou para Confins “em razão de questões técnicas”. A empresa confirma a previsão de que o terminal só será liberado no início da noite. “Durante o pouso, às 1h43, os pneus da aeronave foram danificados e terão de ser trocados para possibilitar a retirada da aeronave da pista, que está interditada pelo menos até as 19h”.

O voo LA8084 que partiu hoje (20), alternou para o aeroporto Confins em razão de questões técnicas. Ao pousar, os pneus foram danificados e serão trocados para possibilitar a retirada da aeronave da pista, que está interditada até as 19h.

Trinta voos da Latam, tanto pousos quanto decolagens que seriam realizados em Confins foram cancelados. “A LATAM reforça aos passageiros que confirmem a situação de seus voos diretamente na página status de voos e não se dirigirem ao aeroporto”. Leia a nota na íntegra:

"A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos-Londres), que partiu às 00h30 (hora local) de hoje (20), alternou para o aeroporto de Belo Horizonte/Confins em razão de questões técnicas. Todos os passageiros desembarcaram em segurança e estão recebendo a assistência necessária. Durante o pouso, às 1h43, os pneus da aeronave foram danificados e terão de ser trocados para possibilitar a retirada da aeronave da pista, que está interditada pelo menos até as 19h.

Em razão disso, 30 voos da companhia de/para Confins foram cancelados até as 19h e 1 alternado. A LATAM reforça aos passageiros que confirmem a situação de seus voos diretamente na página Status de Voos e não se dirigirem ao aeroporto.
Àqueles que tiverem seus voos impactados podem alterar seus voos ou solicitar reembolso do bilhete sem a cobrança de taxa de remarcação e das diferenças tarifárias da passagem para nova data, sem multas, de acordo com a disponibilidade. Outra opção é que os passageiros entrem em contato com o Call Center pelos telefones 4002-5700 (nas capitais) ou 0300-570- 5700 (nas demais localidades do Brasil) antes de se dirigirem ao aeroporto de Confins.

A companhia reitera que seguiu todos os procedimentos previstos para este tipo de situação, mantendo o controle da aeronave em todos os momentos e resguardando sempre a segurança de seus passageiros.

A LATAM reafirma o seu compromisso em manter os mais altos padrões de segurança e lamenta os inconvenientes que esta situação possa ter causado aos clientes."

Avião que ia de São Paulo para Londres fez pouso de emergência em Confins após problema. Pneus do trem de pouso foram danificados e, como aeronave não pôde ser movida, o aeroporto fechou para pousos e decolagens nesta quintaReprodução da internet/WhatsAppAvião que ia de São Paulo para Londres fez pouso de emergência em Confins após problema. Pneus do trem de pouso foram danificados e, como aeronave não pôde ser movida, o aeroporto fechou para pousos e decolagens nesta quinta(foto: Reprodução da internet/WhatsApp )


PASSAGEIRA RELATA SUSTO Uma passageira identificada apenas como Paula usou o Twitter para relatar os momentos de pânico que viveu na aeronave. O relato dela foi usado em um Moments da rede social, que é uma compilação de tweets sobre um assunto do momento. Nesta manhã, "Confins" aparece nos Trending Topics. Ela conta que pegou um voo de Fortaleza para Guarulhos, onde embarcou no avião que teve o problema.

“Passou tipo uns 10 minutos e nada de ninguém falar nada, até que o piloto falou que estávamos com um 'pequeno' problema técnico e iríamos pousar o aeroporto de Cumbica (BH)”, escreveu. Na verdade, ela se referia ao terminal de Confins. “Mais uns 10 minutos depois, o piloto, tentando falar com a torre, acionou erroneamente o microfone pra falar com os passageiros e disse a seguinte frase: 'problema GRAVE com a aeronave, sistema elétrico parou e também o avião está sem estabilidade'”, contou.

Segundo ela, foram 20 minutos de desespero, com passageiros chorando, até que o piloto informou que a situação estava sob controle. Após o pouso, equipes do Corpo de Bombeiros jogaram espuma no avião e eles ainda precisaram esperar algum tempo para desembarcar. Veja outros trechos do depoimento:

Rapidamente veio bombeiros e jogaram espuma no avião todo, principalmente na asa, sem ser a turbina. Minha tese é que o combustível fica na asa e, como a viagem era para Londres, tinha uma grande quantidade e corria perigo de incêndio, explosão, só coisa boa.

Nisso ninguém podia sair do avião, ai depois de uma meia hora descemos, uma fileira por vez, pois tinha risco do avião TOMBAR, por uma escada colocada pelos bombeiros na porta traseira, ai a primeira informação foi que não podia levar as bagagens de mão, mas depois liberaram.