O prefeito Fuad Noman (PSD) anunciou nesta terça-feira (14/1) que o Aeroporto Carlos Prates será fechado definitivamente no dia 1° de abril. A decisão, anunciada no Twiitter, é do Ministério dos Portos e Aeroportos, segundo o governante. 

Após o acidente que ocorreu no último sábado (11/3), quando um avião caiu sobre duas casas no Bairro Jardim Montanhês, o destino do aeroporto virou pauta em Brasília. 

O espaço será entregue para a Prefeitura de BH. Fuad declarou que pretende usar a área para a realização de projetos de moradias populares, de indústrias não poluentes, Centros de Saúde, escolas e outras infraestruturas urbanas necessárias para a população.    

“É um grande passo para que Belo Horizonte possa resolver o problema de moradia, levar paz e tranquilidade para a região do Carlos Prates e, ainda, evitar esses acidentes trágicos que tem acontecido” finalizou o prefeito no vídeo publicado na rede social.
 
Com o crescimento da região Noroeste de BH, as discussões sobre o encerramento das atividades no local se tornaram mais frequentes. Na internet, a reação da população foi positiva. A decisão era aguardada com muita ansiedade. 

Entre 2004 e 2020, 47 ocorrências relacionadas ao terminal foram registradas, sendo sete acidentes, cinco mortos e seis feridos, segundo levantamento da Casa Comum, escola de formação política do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas.
 
*Estagiária sob supervisão do editor Benny Cohen