FLEXIBILIZAÇÃO


A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou nesta quinta-feira (27) que as academias da capital vão poder ser reabertas a partir da próxima segunda-feira (31). Após cerca de cinco meses fechadas, elas poderão reabrir sem restrição de horário, porém com agendamento prévio do cliente. Outra medida que deverá ser adotada é que, para a realização das atividades, deve-se ter uma pessoa a cada sete metros quadrados dentro do local. O decreto que trata da nova etapa de flexibilização será publicado no sábado (29).


“Não vamos tratar de restrição de horários e dias da semana, porque, diferente de outras atividades comerciais, eles tem contratado um lote de clientes, e ele tem que encaixar esse lote. Ele vai ter que fazer uma distribuição das pessoas dentro desses horários durante o dia”, explicou o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Belo Horizonte, André Reis.

O secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, destacou que, apesar da flexibilização no setor, regras rígidas para o funcionamento das academias deverão ser seguidas, tanto pelos proprietários e funcionários dos estabelecimentos quanto pelos usuários. 

“Queria enfatizar a importância, já que nós estamos abrindo as academias, do uso dos equipamentos de proteção e higienização. Eu sei que às vezes fazer a atividade física com o uso de máscara é difícil, mas é importante que as pessoas usem protetor facial e que os equipamentos sejam higienizados pelo usuário antes e depois de cada uso. Essas são medidas básicas para diminuir as chances de contaminação”, disse o secretário. 

Atividades autorizadas a funcionar a partir de 31/8:

- Academias (sem restrição de horário e dias da semana).
Deverá ser feito o agendamento prévio e ter o limite máximo de uma pessoa a cada sete metro quadrados.

- Clínicas de estética
Funcionamento de terça-feira a sexta-feira, entre 11h e 20h. 
Aos sábados, entre 9h e 17h.  
Em shopping centers o funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h

Horário de funcionamento de bares e restaurante a partir de 4 de setembro:

Segunda a quinta-feira, entre 11h e 15h (sem venda de bebida alcoólica)
Sexta-feira, entre 11h e 22h, com venda de bebida alcoólica a partir das 17h
Sábado e domingo entre 11h e 22h, com venda de bebida alcoólica em todo o período.