Jorge Pontual pediu perdão pelas declarações que fez no Em Pauta, da GloboNews, na última sexta-feira (03/11). No sábado (04/10), após provocar revolta nas redes sociais e acusações de que a Globo apoia o genocídio, ele voltou atrás e justificou suas palavras.

"Ao comentar o ataque a uma ambulância na Faixa de Gaza, minha intenção foi a de dar a versão de Israel. Admito que não fui feliz, pois a muitos pareceu um endosso. Isso seria impossível, ninguém tem informações seguras sobre o que lá se passa. De certo, apenas um fato: os palestinos de Gaza vivem uma tragédia, com muitas perdas civis, que lamento profundamente. Peço desculpas por não ter deixado isso claro", publicou o comentarista nos stories do Instagram marcando o ministro chefe da Secretaria de Comunicação do Planalto, Paulo Pimenta, que chamou a fala do jornalista de "inaceitável, vergonhosa e assustadora".

Antes do pedido de desculpa de Pontual, Pimenta usou as redes para criticar as declarações do jornalista, afirmando que o analista da emissora tem tido uma postura manipuladora e covarde sobre a guerra no Oriente Médio.

"Uma coisa é condenar os atos terroristas, a morte e os sequestros de civis israelenses, outra é justificar a barbáries, o genocídio e a morte indiscriminada de milhares de crianças e inocentes palestinos. Neste momento, os que não levantam sua voz em defesa da paz e de um corredor humanitário são cúmplices do que está acontecendo e, sobretudo, contribuem para que não se encontre uma solução para paz. Chega!", afirmou o ministro.

O perfil oficial da GloboNews no X, antigo Twitter, que estava recebendo uma enxurrada de críticas dos internautas, também compartilhou o posicionamento de Jorge Pontual. A expressão "Globo apoia genocídio" se tornou um dos assuntos mais comentados na rede social de Elon Musk.

 Confira, abaixo:

O jornalista @JorgePontual publicou no Instagram um esclarecimento sobre comentário feito por ele. #globonews pic.twitter.com/pA9Hh80gj8

2014 GloboNews (@GloboNews) November 4, 2023
 

Mas, afinal, o que Jorge Pontual disse?

Durante o Em Pauta, Jorge Pontual opinou sobre o ataque de Israel a um comboio de ambulâncias perto do maior hospital da Faixa de Gaza, na sexta. "Israel já tinha avisado que se tivesse gente do Hamas nessas ambulâncias, atacaria. E não deu outra", destacou.

"Se eles estavam na ambulância, infelizmente era isso que Israel tinha que fazer. Alvejar esses seus inimigos. Agora, era uma ambulância, e morreram pessoas que estavam perto e que não eram do Hamas. Isso é um exemplo de como é complicada essa situação", acrescentou.

O comunicador ainda levantou a hipótese de que o país não deveria levar a culpa por matar pessoas inocentes que estavam ao redor das ambulâncias no momento do ataque. "Os dois lados têm versões contraditórias, e Israel acredita que está fazendo o certo e seguindo a lei internacional, que só pode atingir combatentes. Mas e se os combatentes estão escondidos no meio de civis?", questionou.

É inaceitável. É vergonhoso. É assustador. Comentarista da Globo News, Jorge Pontual, vem se notabilizando por uma postura manipuladora e covarde sobre a guerra no Oriente Médio. Uma coisa é condenar os atos terroristas, a morte e os sequestros de civis israelenses, outra é%u2026 pic.twitter.com/D4KAGxpX30

%u2014 Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) November 4, 2023