Muito se fala sobre a profissão de técnico em petróleo e gás, mas será que tudo isso é verdade? Será que podemos investir para conseguir uma profissão como esta e angariar os salários atrativos dispostos? A verdade é que a profissão de técnico em petróleo e gás está entre uma das mais requeridas do momento. E você sabe por quê? As pessoas estão investindo em cursos preparatórios e estudando a fio para conseguirem uma vaga que simboliza um grande sonho: estabilidade e ascensão.

Assim o dizemos, porque as vantagens e regalias do cargo são grandes e você não pode perder uma oportunidade como esta ficando de fora. Para isso basta se preparar adequadamente e manter-se informado sobre as novidades do emprego.

Técnico em petróleo e gás: profissão intrigante

É verdade que o mercado para técnico em petróleo e gás está ficando aquecido, pois oferece uma carreira de estabilidade grande, em ascensão – como falamos – e salários atrativos.Com o fato de o Brasil estar investindo sério nas reservas do pré-sal, temos que as oportunidades no setor são crescentes e há também a necessidade de profissionais gabaritados para o exercício dessas funções.

Mas você deve estar querendo saber objetivamente se o profissional técnico em petróleo e gás é bem valorizado, quanto ganha, e muito mais, não é mesmo? Continue lendo este artigo que você vai ficar sabendo disso e mais.

Participação estrangeira e as grandes vantagens para o cargo
No início de 2018 houve um rearranjo de funções dentro do mercado de Petróleo e Gás o que fez com que se expandisse dando grandes oportunidades a muitas pessoas.Esse rearranjo ocorreu com a maior abertura do então mercado de Petróleo e Gás para participação estrangeira, o que facilitou o aumento de vagas oferecidas.

Outra coisa interessante é que um ano antes alguns estrangeiros que trabalhavam nesse mercado, foram substituídos por profissionais brasileiros o que deu um ânimo maior entre a classe.Não é que tudo está super bem a vento e polpa. Nossa função aqui é lhe informar sobre os prós e contras dessa profissão que muitos estão pleiteando.

A verdade é que após os leilões do pré-sal o setor petrolífero está voltando aos poucos. Outra coisa que deve ser mencionada é também que as notícias de corrupção dentro da Petrobras trouxeram um desaquecimento no ano de 2017 nesta área.

Por toda essa movimentação e participação estrangeira que agora se insere é que você poderá investir nessa função com mais cautela e mais pautado em informações realistas. É bom que saibamos onde estamos pisando para que possamos aproveitar melhor do momento certo.

Ganhos de um técnico em petróleo e gás

Vasculhamos algumas referências e vimos que há um consenso entre valores. O salário inicial fica por volta de R$ 1500 a R$ 4000 com benefícios inclusos.

Mas para isso é preciso investir em curso preparatório que leva mais ou menos 3 anos para ser concluído.
A profissão de técnico em petróleo e gás é muito desejada pois traz o status de se trabalhar com uma área promissora e de grandes oportunidades, como também salário atrativo.

Estima-se que entre 2018 a 2025 muitos projetos petrolíferos que foram anunciados sejam postos em prática e movimentem alguns bilhões de dólares entre o petróleo e o gás natural.

O que há hoje?
Produção maior de petróleo e gás por países e empresas-chave entre 2017 e 2025. Projetos planejados por empresas-chave e países da indústria de petróleo e gás natural.Este movimento vem corroborando com o fato de grandes players de mercado estarem se reerguendo e reajustando para melhor comportar esse novo cenário que se vem desenhando aos poucos na economia.

Profissão de técnico em petróleo e gás é valorizada?

Com o cenário no Brasil e no mundo de Petróleo e Gás temos que a profissão de técnico em petróleo e gás, por sua vez, é valorizada. Porém é preciso grande preparação para manter os níveis de expertise exigidos.

Como falta mão de obra qualificada os salários tendem a ser maiores nesse setor. Uma prova disso é o que falou a consultoria especializada no ramo: a Hay Group. Ela mencionou que a política de benefícios na área de petróleo e gás são de 50% a 70% maiores que em outros setores.

Por isso a preparação para a função é muito indicada, já que ao final você terá possibilidades de conseguir entrar nesse meio.

Por que ser um técnico?

Porque a profissão é em grande parte estável, já que precisa de conhecimentos mais específicos para atuar nela.
A lei da oferta e procura se encaixa perfeitamente aqui, uma vez que como o mercado de Petróleo e Gás está se aquecendo aos poucos e se tem alguns projetos em desenvolvimento para esse ano ainda, muitas profissões dentro desta área são requeridas.

O que se pode dizer é que para técnico as oportunidades são boas e as empresas têm investido em instalações off shore, planos de carreira e mais.

Isso tudo atrai os candidatos a técnico em petróleo e gás para participarem das seleções. Há então algumas possibilidades, com certeza, mas para isso é preciso que você entenda do mercado em que vai atuar.
Uma outra coisa a ser dita e que vai te alegrar quanto às oportunidades é que até 2030 estima-se que o setor de Petróleo e Gás oferecerá novas possibilidades de trabalho. Com tudo isso a procura por profissionais gabaritados também aumentará.

Conclusão

O que podemos dizer finalmente sobre a profissão de técnico em petróleo e gás é que é algo muito promissor para qualquer pessoa. Basta que você esteja atento às oportunidades que o mercado oferece. Observe as notícias do setor e veja os sites mais renomados de emprego, você vai compreender melhor como funciona esse mercado para que se adeque a ele.

O mercado de Petróleo e Gás natural é de fato promissor devido ao fato de empresas brasileiras grandes e estrangeiras participarem ativamente e, como nem todo mundo tem especialização, a procura por profissionais acaba que sendo corriqueira, mas sempre levando em consideração o estado da economia brasileira e de outros países investidores.

Por esse motivo a melhor opção para quem gosta ou quer se adequar à área é mesmo essa. Então por que não investir?

 

Fonte:opetroleo.com.br