array(31) {
["id"]=>
int(107386)
["title"]=>
string(56) "Livrarias perdem mais espaço, segundo pesquisa nacional"
["content"]=>
string(1088) "
Segundo levantamento feito pela GFK para a Associação Nacional de Livrarias (ANL), o ritmo de queda do mercado editorial está em desaceleração. Isso não quer dizer, porém, que as livrarias já consigam ver a luz no fim do túnel.
No acumulado do ano, até o final de abril e comparando com o mesmo período do ano passado, houve queda de 21,8% em unidades vendidas e de 17,9% no faturamento.
O preço médio do livro cresceu 4,3% no período. A pesquisa, que será apresentada pela ANL na segunda-feira, 27, revela ainda que as livrarias estão perdendo espaço - a venda de livros neste canal caiu 21% em faturamento, enquanto a venda em outros canais cresceu 19,2%.
Costuma-se de dizer que em tempos de crise - não do mercado editorial exatamente - os livros de autoajuda têm um melhor desempenho, e o levantamento confirma isso. Livros de administração e de economia também estão vendendo bem.
"
["author"]=>
string(19) " Estadão Conteúdo"
["user"]=>
NULL
["image"]=>
array(6) {
["id"]=>
int(552267)
["filename"]=>
string(10) "livrus.jpg"
["size"]=>
string(5) "85401"
["mime_type"]=>
string(10) "image/jpeg"
["anchor"]=>
NULL
["path"]=>
string(5) "site/"
}
["image_caption"]=>
string(0) ""
["categories_posts"]=>
NULL
["tags_posts"]=>
array(0) {
}
["active"]=>
bool(true)
["description"]=>
string(0) ""
["author_slug"]=>
string(16) "estadao-conteudo"
["views"]=>
int(96)
["images"]=>
NULL
["alternative_title"]=>
string(0) ""
["featured"]=>
bool(false)
["position"]=>
int(0)
["featured_position"]=>
int(0)
["users"]=>
NULL
["groups"]=>
NULL
["author_image"]=>
NULL
["thumbnail"]=>
NULL
["slug"]=>
string(54) "livrarias-perdem-mais-espaco-segundo-pesquisa-nacional"
["categories"]=>
array(1) {
[0]=>
array(9) {
["id"]=>
int(474)
["name"]=>
string(7) "Leitura"
["description"]=>
string(0) ""
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#FFFFFF"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(7) "leitura"
}
}
["category"]=>
array(9) {
["id"]=>
int(474)
["name"]=>
string(7) "Leitura"
["description"]=>
string(0) ""
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#FFFFFF"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(7) "leitura"
}
["tags"]=>
NULL
["created_at"]=>
object(DateTime)#539 (3) {
["date"]=>
string(26) "2019-05-26 14:28:08.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["updated_at"]=>
object(DateTime)#546 (3) {
["date"]=>
string(26) "2019-05-26 14:39:48.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["published_at"]=>
string(25) "2019-05-26T14:30:00-03:00"
["group_permissions"]=>
array(4) {
[0]=>
int(1)
[1]=>
int(4)
[2]=>
int(2)
[3]=>
int(3)
}
["image_path"]=>
string(15) "site/livrus.jpg"
}
Segundo levantamento feito pela GFK para a Associação Nacional de Livrarias (ANL), o ritmo de queda do mercado editorial está em desaceleração. Isso não quer dizer, porém, que as livrarias já consigam ver a luz no fim do túnel.
No acumulado do ano, até o final de abril e comparando com o mesmo período do ano passado, houve queda de 21,8% em unidades vendidas e de 17,9% no faturamento.
O preço médio do livro cresceu 4,3% no período. A pesquisa, que será apresentada pela ANL na segunda-feira, 27, revela ainda que as livrarias estão perdendo espaço - a venda de livros neste canal caiu 21% em faturamento, enquanto a venda em outros canais cresceu 19,2%.
Costuma-se de dizer que em tempos de crise - não do mercado editorial exatamente - os livros de autoajuda têm um melhor desempenho, e o levantamento confirma isso. Livros de administração e de economia também estão vendendo bem.