O indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, tomou posse nesta quinta -feira como ministro da Corte. Ele deve ficar no tribunal até 2050, quando completa 75 anos.

A cerimônia foi realizada na sede do Supremo, com mais de 500 pessoas dentro e fora do plenário. Participaram da solenidade o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AP), e do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A solenidade foi protocolar, com breve discurso de boas-vindas da presidente do STF, Rosa Weber. O novo magistrado foi conduzido ao plenário pelo ministro mais novo da Corte, André Mendonça, e pelo decano Gilmar Mendes. Depois, Zanin jurou respeitar a Constituição e assinou o termo de posse. Em seguida, a presidente da Corte, Rosa Weber, declarou Zanin oficialmente ministro do STF.

'Cultura jurídica' e 'preparo técnico'

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, fez uma série de elogios ao novo integrante da Corte, Cristiano Zanin, nesta sexta-feira. A fala foi durante a posse do novo ministro.

Rosa Weber disse que Zanin tem "cultura jurídica, preparo técnico e experiência" que enriquecerão o tribunal. O novo ministro foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi advogado.