Diversas nuvens com formato redondo e com aparência "macia" e "fofa" foram flagradas na província de Hubei, na China. O vídeo que viralizou nas redes sociais despertou a curiosidade dos internautas com o fenômeno meteorológico chamado de "mammatus", usado para se referir ao padrão de bolsas que se formam na base das nuvens que se formam embaixo de outra nuvem.

A palavra "mammatus" vem do latim mamma, que significa úbere ou seio. A aparência desse tipo de nuvem é marcante especialmente quando o Sol está baixo e as protuberâncias ficam mais evidentes, como foi o caso do fenômeno do vídeo. Apesar de ser algo curioso, esse tipo de nuvem geralmente indica que uma forte tempestade está a caminho. Veja o vídeo que mostra o fenômeno abaixo:

As mammatus são nuvens dependentes, pois só existem associadas a outras nuvens, de acordo com o site Met Office, serviço nacional de meteorologia do Reino Unido. “Normalmente, a turbulência dentro da nuvem cumulonimbus causará a formação de mammatus, especialmente na parte inferior da protuberância, à medida que ela desce rapidamente para níveis mais baixos. Isso inverte o processo habitual de formação de nuvens de crescimento ascendente, criando uma base de nuvens desigual", explica o site sobre a formação das nuvens incomuns, e formadas em associação com grande cumulonimbus.

Devido à enorme massa de ar instável, as cumulonimbus são associadas a tempestades e as mammatus podem representar o risco de granizo, chuva forte e relâmpagos. “Se o ar estiver frio o suficiente durante o inverno, podem produzir neve. Às vezes, as mammatus podem se formar em tipos de nuvens que não produzem chuva, embora isso seja muito menos comum”, completa o site britânico.