Após o anúncio de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, a Comissão Europeia comunicou o envio de um novo pacote de ajuda humanitária da União Europeia (UE) de 120 milhões de euros para a Faixa de Gaza.
 
"No âmbito do compromisso de longa data da UE de apoiar os palestinos necessitados e à luz dos últimos acontecimentos na região, a Comissão Europeia anunciou hoje um novo pacote de ajuda a Gaza no valor de 120 milhões de euros. A UE continua a trabalhar com os parceiros no terreno para garantir que a ajuda chega rapidamente aos necessitados", diz o comunicado, que apelou pela permissão de acesso à entrada de ajuda humanitária no enclave palestino.
 
O pacote se destina a assistência alimentar e médica, apoio à criação de abrigos e proteção dos mais vulneráveis. 
 
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que o acordo oferece uma esperança de que a região estava precisando desesperadamente. “No entanto, a situação humanitária em Gaza continua a ser dramática. A Europa canalizará 120 milhões de euros de ajuda em 2025, juntamente com toneladas de ajuda em espécie, para continuar a apoiar os palestinos”, disse von der Leyen.
 
A UE apoia as organizações humanitárias que trabalham tanto em Gaza como na Cisjordânia
 
Mas, hoje mesmo, Israel decidiu adiar a aprovação do acordo de cessar-fogo.