Uma passarela de pedestres desabou sobre o trem e pelo menos um vagão foi totalmente esmagado
Ao menos nove pessoas morreram e 47 ficaram feridas, três delas em estado grave, nesta quinta-feira (13), quando um trem-bala colidiu com uma locomotiva nas proximidades de Ancara, capital da Turquia.
O trem, que seguia de Ancara para Konya (centro do país), colidiu com uma locomotiva que passava por uma avaliação de rotina na mesma via, informou o governador de Ancara, Vasip Sahin.
O ministro dos Transportes, Cahit Turhan, anunciou à imprensa o balanço de nove mortos, seis passageiros e três maquinistas. Outras 47 pessoas ficaram feridas na tragédia.
De acordo com o governo de Ancara, o maquinista do trem-bala é uma das vítimas fatais.
O acidente aconteceu em uma pequena estação do distrito de Yenimahalle, ao oeste da capital. Uma passarela de pedestres desabou sobre o trem e pelo menos um vagão foi totalmente esmagado.
No trem viajavam mais de 200 passageiros e o acidente aconteceu poucos minutos depois da saída rumo à estação central de Ancara.
A linha de trem-bala Ancara-Konya foi inaugurada em 2011.
As equipes de resgate trabalhavam no local e retiraram pelo menos sete corpos das ferragens, cobertas por uma fina camada de neve.
O governador afirmou que os trabalhos de busca e resgate de vítimas prosseguem e que uma "investigação técnica" foi iniciada para esclarecer as causas da tragédia.
A Turquia iniciou nos últimos anos um plano de modernização de sua rede ferroviária, com a inauguração de várias linhas de trem-bala para que os passageiros possam optar por este meio de transporte, evitando os aviões e os ônibus.
Em 2014 o país inaugurou uma linha de trem-bala entre Ancara e Istambul que reduziu o tempo de viagem a três horas e meia, contra mais de sete horas antes.
Nos últimos anos, a rede ferroviária turca registrou vários acidentes. Em julho, 24 pessoas morreram quando um trem de passageiros descarrilou na região noroeste do pais.
O trem, que transportava 362 passageiros, seguia de Kapikule, na região de Tekirdag, na fronteira com a Bulgária, e seguia para Istambul quando seis vagões descarrilaram.
O acidente mais grave aconteceu em julho de 2004. Um trem-bala saiu da via na província de Sakarya e 41 pessoas morreram.
A Turquia começou a desenvolver sua rede ferroviária em meados do século XIX, durante o Império Otomano. As grandes potências da época, Grã-Bretanha, França e Alemanha, construíram a rede.
A lenda diz que as empresas estrangeiras cobravam por quilômetro, o que explicaria os itinerários tortuosos das linhas de trens.
O fundador da Turquia moderna, Mustafa Kemal Ataturk, desenvolveu a malha ferroviária, mas sua manutenção foi negligenciada quando a situação econômica do país enfrentou uma crise.