NEGÓCIOS

A empresa Tesla, do bilionário Elon Musk, vai despedir aproximadamente de 15 mil pessoas, mais de 10% da sua força de trabalho, de acordo com um e-mail enviado pelo próprio Musk a todos os funcionários.

“Em preparação para a próxima fase de crescimento, é importante que o fabricante de carros elétricos procure reduções de custos e aumento da produtividade. Como parte deste esforço realizamos uma revisão abrangente da organização e tomamos a difícil decisão de reduzir a força de trabalho em mais de 10% em escala global", relata a mensagem do email do presidente executivo da Tesla.

O anúncio surge poucos dias após a Tesla ter anunciado que as suas vendas caíram 8,5% no primeiro trimestre do ano, um período em que as ações da empresa perderam também quase 30% do valor. A empresa declarou que divulgará os seus resultados financeiros do primeiro trimestre no dia 23 de abril.
 
Nas últimas semanas, a empresa também baixou significativamente os preços na América do Norte para estimular a procura e reduzir o estoque de veículos.
 
Os analistas do setor apontam que o período de crescimento rápido que caracterizou a Tesla nos últimos anos acabou com o aumento da concorrência dos fabricantes tradicionais, as dificuldades em reduzir os custos e o forte aumento da produção de veículos elétricos de empresas da China.