Um ataque contra o Secretário da Segurança da Cidade do México, Omar García Harfuch, ocorreu nesta sexta-feira (26) por volta das 6h38 no horário local (8h38 em Brasília) com uma arma Barrett calibre 50, considerada por alguns especialistas como o rifle mais poderoso do mundo. A secretaria de segurança informou que Harfuch recebeu atendimento, não teve ferimentos graves e está fora de perigo.

O atentado aconteceu em Lomas de Chapultepec, na capital Cidade do México, e a polícia chegou ao local logo depois. Segundo a publicação no Twitter da prefeita da cidade, Claudia Sheinbaum, houve mortos (mais de duas escoltas), duas pessoas feridas e 11 detidos. Além disso, também foram encontradas armas pesadas e granadas durante a ação policial.

De acordo com o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, o ataque foi produto do "trabalho que se está levando a cabo" para manter a segurança pública na capital do país, segundo vídeo de coletiva publica no Twitter.

Nas últimas semanas, Omar García Harfuch, juntamente com os policiais sob sua autoridade, realizou diversas operações de apreensão de drogas e armas de grosso calibre usadas pelo crime organizado do país.