A prefeita de Roma, Virginia Raggi, informou nesta terça-feira (27) através do seu perfil no Facebook que proibirá a circulação de carros a diesel no centro da capital italiana a partir de 2024, para frear a mudança climática que está modificando hábitos de vida.
A iniciativa da prefeita segue uma tendência de ações na Europa, contra o uso desse tipo de combustível, como a decisão da justição alemã de autorizar cidades a proibir a circulação de carros a diesel no país.
"Estamos cada vez mais testemunhando fenômenos extremos: seca por longos períodos, como a que está acontecendo em Lácio; chuvas que em um dia podem derramar a água de um mês inteiro; ou nevascas incomuns, como as que estão atualmente acontecendo na Itália", afirmou Virginia Raggi, prefeita de Roma.
Na sua opinião, é preciso "agir rapidamente" e tomar medidas "enérgicas" para proteger o meio ambiente.
"Se quisermos intervir seriamente, devemos ter a coragem de tomar medidas enérgicas. Devemos agir sobre as causas e não apenas sobre os efeitos", defendeu.
Raggi participou ontem de um congresso no México onde defendeu a proibição, como afirmou na rede social.
A medida anunciada por ela é similar às propostas que serão aplicadas em cidades como Madri, onde a prefeita, Manuela Carmena, assegurou que proibirá a circulação de carros a diesel na cidade a partir de 2020.