O presidente eleito da Colômbia, o político de direita Abelardo de la Espriella, afirmou nesta quinta-feira (25) que os grupos armados ilegais têm um prazo de um mês para se submeterem à Justiça. Ele também deixou claro que seu governo não fará "concessões inaceitáveis" nas negociações com organizações criminosas.

A segurança pública será um dos principais desafios da nova administração, que assume o poder em 7 de agosto em meio a uma escalada de violência considerada a mais grave da última década no país. Durante a campanha, o advogado e empresário milionário prometeu adotar uma política de linha dura contra o crime organizado.

"A todos os grupos ilegais, vocês dispõem de um mês para organizar sua submissão à Justiça", declarou De la Espriella após receber a credencial que oficializa sua eleição, ao fim da apuração do segundo turno presidencial realizado no último domingo.

A declaração sinaliza uma mudança na estratégia de combate aos grupos armados e reforça a promessa do presidente eleito de endurecer as ações de segurança diante do avanço da violência na Colômbia.