Demora ocorre após voos serem cancelados; grupo reclama de frio e falta de informações
Cerca de 300 passageiros da companhia aérea portuguesa TAP reclamaram nesta segunda-feira (30) que estão há horas no aeroporto de Lisboa à espera de uma definição sobre o retorno ao Brasil após seus voos terem sido cancelados.
Segundo o grupo, a companhia diz que dois voos no domingo (29) foram cancelados por problemas técnicos. A imprensa portuguesa, no entanto, diz que foi uma greve de pilotos da TAP e da companhia irlandesa Ryanair que causou o problema.
Exaltados, passageiros protestaram contra a companhia no saguão do aeroporto e pediram "respeito e resposta", além de comida e água. Foi necessária intervenção da polícia para conter o tumulto.
"Não tinha cobertor para todos. Estou há 48 horas sem dormir e só deram sanduíche para comer. Só às 9h de segunda-feira que deram dois vouchers, de 6 e 12 euros [R$ 25 a R$ 50], para comermos comida de verdade", conta a estudante Fernanda Albina, 19, que tem Curitiba como destino final e chegou às 6h de domingo (horário de Lisboa) no aeroporto.
A administradora Aline Gasparini conta que a TAP não sabia informar os passageiros sobre o que seria feito “As coisas só começaram a ser esclarecidas com a chegada da polícia para ajudar na situação”.
As últimas informações repassadas aos passageiros pela companhia no aeroporto indicam que eles vão embarcar no voo 2553, com previsão de decolagem às 16h de Lisboa (meio-dia no horário de Brasília) e chegada no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
A Folha tentou entrar em contato com a TAP, mas não obteve resposta até a publicação da reportagem.