ELEIÇÕES


O Partido Republicano oficializou, nesta segunda-feira (24), a candidatura do presidente Donald Trump à reeleição nos Estados Unidos. O anúncio foi feito durante convenção dos republicanos, que acontece até a quinta-feira (2), em Charlotte, na Carolina do Norte. Trump foi escolhido por unanimidade entre os 2.551 delegados, mas decisão já era esperada, uma vez que ele praticamente não enfrentou oposição nas primárias da legenda. 

Agora, oficializada a candidatura, Trump disputará a corrida à Casa Branca, repetindo a chapa com o atual vice-presidente, Mike Pence. Nas eleições, marcadas para o dia 3 de novembro, ele concorre com o democrata Joe Biden, ex-vice do anterior presidente Barack Obama, cuja chapa é formada com a senadora Kamala Harris. 


De acordo com pesquisa realizada pelo jornal Washington Post e pela rede de televisão ABC News, Biden apresenta 12 pontos de vantagem sobre Trump. A conduta do atual presidente dos Estados Unidos frente à pandemia do novo coronavírus seria a justificativa para o seu mau desempenho nas pesquisas de intenção de voto. O país é o primeiro no ranking mundial com maior número de mortos e de casos confirmados de Covid-19, com 5,7 milhões de infecções e 176 mil óbitos.


Para Trump, os democratas "estão usando a Covid para roubar a eleição". Ele afirma ainda que a sua gestão fez um grande trabalho na pandemia, com a distribuição de respiradores. "Todas as pessoas que precisaram de ventiladores os tiveram", disse o presidente.