ESPIÃO

Segundo a agência Interfax, Gene Spector, um norte-americano de origem russa, foi acusado de espionagem para os Estados Unidos. Spector confessou ser culpado e fez um acordo com os investigadores. Ele pode ser condenado a até 20 anos de prisão.

No ano passado, Spector já havia sido condenado a três anos e meio de prisão por corrupção, num caso que envolveu ainda um ex-assistente do ex-vice-primeiro-ministro russo, Arkadi Dvorkovitch, que também foi condenado. Na primeira condenação neste processo de corrupção, em 2021, um recurso da defesa tinha anulado a sentença, que foi enviada de volta pela promotoria ao tribunal para um novo julgamento que ocorreu em julho de 2022.

De acordo com a agência TASS, Gene Spector nasceu e cresceu na Rússia antes de migrar e se estabelecer nos EUA, onde obteve a nacionalidade, chegando a ocupar o cargo de presidente do conselho de administração do grupo russo empresarial Medpolimerprom. 

Nos últimos tempos, diversos cidadãos norte-americanos foram detidos e condenados na Rússia. Washington, por sua vez, acusa Moscou de que as prisões visam buscar negociações pela troca por prisioneiros russos.

Fonte:diariodepernambuco