Após mais de 20 anos de planejamento, o 'International African American Museum (IAAM)' em Charleston, Carolina do Sul, EUA, será inaugurado em 27 de junho, de acordo com a BBC.

Construído no Gadsden's Wharf, que já foi um dos maiores portos de comércio de escravos do mundo, o IAAM irá retratar a história da comunidade africana nos EUA, desde os primeiros escravos africanos, em 300 a.C., como relata o jornal.

O museu, que teve um custo de 100 milhões de euros, foi projetado para não tocar o solo, como um sinal de respeito pelos escravos que rastejavam pelo chão. Em seu interior, os visitantes poderão apreciar mais de 300 obras de arte e artefatos que ajudam a contar a história dos milhões de africanos capturados e levados à força para os EUA.

A abertura do museu enfrentou diversos problemas ao longo de duas décadas, principalmente relacionados à construção. O último adiamento ocorreu em janeiro, quando foram identificados "problemas no controle de umidade e no gerenciamento de temperatura", conforme relatado pelo The New York Post.