A agência oficial russa TASS revelou que o vice-presidente do Conselho de Segurança russo, Dmitri Medvedev, alertou que se os ucranianos receberem armas nucleares dos seus aliados o Kremlin irá lançar um ataque nuclear a Ucrânia. "Há leis inexoráveis na guerra. Se houver fornecimento à Ucrânia de armas nucleares, um ataque preventivo terá de ser lançado", declarou Medvedev.
 
Além disso, Medvedev acrescentou que os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) expandem o abastecimento de vários tipos de armas e que estão a enviar para a Ucrânia. Kiev provavelmente receberá caças F-16 e talvez armas nucleares. "Mas, isso significa que mísseis com cargas nucleares cairão sobre os ucranianos”, ameaçou Medvedev, que foi presidente da Rússia entre 2008 e 2012 e é o atual líder do Rússia Unida, o partido político ligado ao Kremlin.
 
As declarações do ex-presidente da Rússia ocorrem após o líder de Belarus, Alexander Lukashenko, ter anunciado, na quinta-feira, a assinatura do acordo oficial da transferência de armas nucleares táticas russas para o seu território. O próprio Lukashenko também já confirmou que a chegada do armamento bélico começou a ser realizada a partir de hoje.

Fonte:diariodepernambuco.com.br