A jovem mexicana Xóchitl Guadalupe Cruz López, de 11 anos, voltou a ser destaque por suas criações e relação com a ciência. Em matéria da revista norte-americana Time, intitulada "7 jovens inventores que enxergam uma melhor saída", a garota de Chiapas, sul do México, é reconhecida por sua invenção que tornou possível o aquecimento de água através do uso de matérias recicláveis. 

 
O aquecedor de água pode ser feito de garrafas de plástico e mangueiras de borracha, em sua própria casa. Segundo Xóchitl, uma das utilidades desse projeto é evitar que as pessoas precisem tomar banho com água gelada, o que acaba causando doenças respiratórias nos habitantes da região. "Eu queria fazer algo a respeito", afirmou. A criação, apelidada de "banho quentinho", ganhou em primeiro lugar em uma competição a nível estadual em Chiapas. Custam cerca de 30 dólares a montagem do produto. 
 
Em 2018, ela foi a primeira criança a receber o prêmio do Instituto de Ciências Nucleares de reconhecimento para mulheres. 

 (Fotos: Reprodução/UNAM ) 
Fotos: Reprodução/UNAM


"A essência de Xóchitl", que montou um laboratório caseiro para extrair a essência das flores, foi seu primeiro projeto e obteve o primeiro lugar na feira estatal de PAUTA (Adote Um Talento). Apesar do sucesso, a jovem ainda queria construir algo com um maior impacto social.