O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu  com o presidente de Israel, Isaac Herzog, em Dubai, durante a Conferência das Nações Unidas para Mudança do Clima (COP28), nesta sexta-feira (1), em meio à retomada dos bombardeios israelenses na Faixa de Gaza, após o término de um cessar-fogo.

Segundo o Metrópoles, Lula e Herzog se encontraram a portas fechadas para tratar da crise humanitária resultante do conflito e a situação dos reféns em poder do grupo palestino Hamas. O sexto dia de cessar-fogo foi marcado pela retomada dos ataques israelenses, alegadamente devido à recusa do Hamas em liberar todos os reféns, conforme acordado.

Os ataques de Israel contra Gaza recomeçaram cerca de 30 minutos após o fim do cessar-fogo, às 7h30 do horário local (2h30, horário de Brasília), quando  Israel iniciou um ataque aéreo no sul de Gaza, em locais como a comunidade de Abassan, a leste da cidade de Khan Younis. 

O Hamas, contudo, alega que Israel não aceitou proposta para libertar mais prisioneiros e os cadáveres de uma família morta em ataques aéreos do país.