CONSERVADORA

O Partido Conservador anunciou, na manhã desta segunda-feira (5), sua nova primeira-ministra, Liz Truss. Até então, ela ocupava o cargo de ministra das Relações Exteriores. Truss foi escolhida pelos membros do partido com 58% dos votos, após o que ela chamou, em seu discurso da vitória, de "a entrevista de emprego mais longa da história". O processo para escolha do novo líder britânico começou há quase dois meses, após a renúncia de Boris Johnson. 

Truss, de 47 anos, venceu por 81.326 votos contra 60.399 para o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak, de 42 anos, um bilionário ex-executivo do setor bancário e neto de imigrantes indianos. Ela é a terceira mulher a ocupar a posição, após Margareth Thatcher e Theresa May. Truss declarou que está alinhada aos principais valores do Partido Conservador e citou, em seu discurso, o corte de impostos, por exemplo.

Nesta terça-feira (6), Liz Truss se encontrará com a Rainha Elizabeth no castelo escocês de Balmoral, residência de verão da monarca. Aos 96 anos e com crescentes problemas de mobilidade, ela não se deslocará a Londres para a ocasião, pela primeira vez desde que subiu ao trono há 70 anos. 


Quem é Liz Truss, nova primeira-ministra do Reino Unido


Antes de se tornar primeira-ministra, Liz Truss passou por diversos cargos no governo de seus colegas conservadores. Com Boris Johnson (2019-2022) foi secretária do Comércio Internacional e, desde o ano passado, atuava como secretária das Relações Exteriores.


Com Theresa May (2016-2019), chefiou as pastas da Justiça e do Tesouro. Já com David Cameron (2010-2016), estava à frente do Ambiente. Nesse último cargo, Truss contrastou com seu antecessor ao dizer que acreditava na mudança climática sobre a qual os cientistas alertam e também que a humanidade estava contribuindo para o aquecimento.