A vice-presidente Kamala Harris representará os Estados Unidos no próximo mês em Bangcoc na última das três cúpulas asiáticas, confirmou a Casa Branca na sexta-feira, quando Joe Biden retornará para participar do casamento de sua neta. 

Biden participará da conferência climática da ONU COP27 no Egito em 11 de novembro, antes de viajar para o Camboja para a reunião anual entre os Estados Unidos e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (UE-ASEAN) e para a Indonésia para a cúpula do G20. 

Mas não irá à cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), que será realizada na capital tailandesa nos dias 18 e 19 de novembro, à qual Harris viajará com o marido, Doug Emhoff, e depois irá para as Filipinas. 

A Casa Branca disse em comunicado que sua visita "reafirmará e fortalecerá a aliança entre os Estados Unidos e as Filipinas e destacará a amplitude de nossa cooperação como amigos, parceiros e aliados". 

Os Estados Unidos esperam ter um relacionamento tranquilo com o presidente Ferdinand Marcos Jr. depois de momentos difíceis com seu antecessor, Rodrigo Duterte.