Sob o calor do verão europeu, peregrinos tomam as ruas de Lisboa para participarem da abertura oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMM). A cerimônia acontece no Parque Eduardo e será presidida pelo cardeal e anfitrião, Dom Humberto Clemente, a partir das 19h  (horário local) desta terça-feira (1º). As delegações de várias regiões de Pernambuco já estão a caminho do local do evento também. 

Ainda nesta terça-feira, os peregrinos participam de uma programação diversa com atividades religiosas, lúdicas e culturais na Cidade da Alegria e no Festival da Juventude. A expectativa das delegações é grande para a chegada do Papa Francisco amanhã.

Segundo o Cardeal de Lisboa e anfitrião do evento, Dom Humberto Clemente, já está tudo pronto para iniciar oficialmente mais uma edição da JMJ. “Boas-vindas a todos os peregrinos da JMJ Lisboa 2023! Lisboa e as cidades vizinhas estão prontas para vos receber e partilhar convosco o melhor que têm, que é a hospitalidade dos seus habitantes. Sintam-se verdadeiramente em casa’’, declarou o religioso. 

Até o momento, já são 354 mil pessoas na capital lusitana para a Jornada. Muitos ainda estão a caminho. Os países com mais peregrinos são Espanha (77.224), Itália (59.469), Portugal (43.742), França (42.482) e Estados Unidos (19.196). Há 1.626 espaços públicos de alojamento e 8.831 famílias abriram as suas portas para 28.618 peregrinos.

‘’Nossa expectativa é bem fervorosa e quente, assim como está o calor aqui, em Portugal. A Jornada alimenta nossa fé, que nos revigora. Revigora a nossa Igreja e a juventude, a qual a gente tem muita esperança. É bom está aqui em Portugal, pois nos sentimentos em casa e assim podermos usufruir de cada momento, de cada espaço, que foi preparado para nós com muito carinho’’, ressaltou o padre Erinaldo Sultério, da cidade de Mirandiba, no Sertão de pernambuco.