TENSÃO

Nesta segunda-feira (15), o Irã afirmou que capturou o navio de carga MSC Áries, de bandeira portuguesa, por violação das normas marítimas internacionais. “O navio foi direcionado para águas territoriais iranianas devido à violação dos regulamentos marítimos internacionais e à falta de resposta às autoridades iranianas. O navio pertence ao regime ‘sionista’ e está sendo investigado pelas autoridades competentes” disse Nasser Kanani, porta-voz da chancelaria do Irã.
 
Kanaani ainda assegurou que Teerã está comprometido com a livre navegação no Estreito de Ormuz, de acordo com o direito internacional. “O Irã está vigiando todo o tráfego nesse estreito estratégico no âmbito da proteção dos seus interesses nacionais e soberania territorial e tem controle total e responsável de todos os elementos de entrada e saída”, completou o porta-voz.
 
O MSC tem registro na Região da Ilha da Madeira e é de propriedade da empresa Zodiac Maritime Limited, do Grupo Zodiac, com sede em Londres, que pertence ao bilionário israelita Eyal Ofer.
 
O ministro das Relações Exteriores israelita, Israel Katz, classificou a captura do navio como uma “operação de pirataria”.
 
A Guarda Revolucionária do Irã capturou o cargueiro, que associou a Israel, no Golfo Pérsico no último sábado, horas antes de lançar um ataque com mísseis e drones contra o território israelense. O MSC tem um total de 25 tripulantes a bordo. 
 
O embaixador de Portugal no Irã, Carlos da Costa Neves, se reuniu no domingo com o chefe da diplomacia do país, Hossein Amirabdollahian, para obter esclarecimentos sobre a captura do navio. Neves não forneceu detalhes sobre o encontro.