Um homem polonês encontrou de forma acidental uma jarra que continha mais de mil moedas do século 17. O tesouro foi achado no fim de fevereiro, quando Michal Lotys usou um detector de metais para procurar peças que fossem úteis para o trator de sua irmã. 

O fato foi compartilhado no Facebook por uma agência de conservação de monumentos de Lublin, no dia 2 de março. Segundo a página, o tesouro tinha cerca de mil moedas, que estavam dentro da jarra de cerâmica (chamado siwak), com alguns sinais de danos. 

O objeto encontrado pesa cerca de 3kg, e as moedas de cobre estavam na coloração verde, em decorrência da oxidação após 400 anos debaixo do solo. Algumas peças também corroeram em camadas, mas 115 delas estavam soltas. 

Também foram encontradas dentro da jarra peças de tecido e de cerâmica. De acordo com a agência de conservação, a inspeção no local mostrou que o tesouro foi enterrado de forma proposital, pois estava na superfície do solo. 

Michal precisou contratar arqueólogos na cidade vizinha de Lublin após a descoberta, pois na Polônia não é permitido usar detectores de metais para procurar relíquias enterradas sem permissão. O objeto será transferido para o Departamento de Arqueologia do Museu de Podlasie do Sul na cidade de Biala Podlaska.