Cidadãos do Reino Unido que decidem viajar para o país já foram alertados pelos conselhos oficiais

Portugal não está imune aos ataques terroristas que ameaçam diversos países da Europa, segundo o governo britânico. Os cidadãos do Reino Unido que decidem viajar para Portugal já foram alertados pelos conselhos oficiais, nesta quinta-feira (29), para se manterem "particularmente vigilantes" quanto à possíveis atentados, conforme destaca o Jornal de Notícias.

A página oficial do governo britânico divulgou informações de que a hipótese de ataques em território lusitano não deve ser descartada, reforçando que podem ocorrer atentados indiscriminados nos pontos mais frequentados por turistas em Portugal.

"Há uma ameaça maior de ataques terroristas em todo o mundo contra os interesses do Reino Unido e contra cidadãos britânicos por parte de grupos ou indivíduos motivados pelo conflito no Iraque e na Síria", adverte a nota oficial, reproduzida pelo periódico.

O comunicado ainda destaca a importância de manter a atenção durante o período de Páscoa, época em que muitos europeus costumam viajar para outros países. "Os terroristas podem atacar locais religiosos, incluindo igrejas", complementa.

A inclusão de Portugal na lista britânica de países em alerta, formulada com o objetivo de orientar os seus cidadãos sobre domínios da vida no estrangeiro, coincide com a divulgação do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) em Portugal.

Segundo dados do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, aproximadamente 2,6 milhões de britânicos viajaram para o país em 2015, ano da mais recente contagem divulgada.