PACOTE DE AJUDA

Nesta terça-feira (5), o governo da Espanha anunciou um pacote de ajuda de €10,6 bilhões de euros (cerca de R$ 66,8 bilhões) para pessoas e empresas afetadas pelas inundações que atingiram o país há uma semana e deixaram até o último balanço oficial 219 mortos, além de desaparecidos. 

 O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, afirmou ainda que o governo cobrirá cem por cento das despesas efetuadas pelas prefeituras para ajudar os seus moradores e para limpar as ruas, repletas de escombros. Sánchez acrescentou que a série de medidas inclui ajudas diretas que beneficiaram quase 65 mil autônomos e 30 mil empresas. 

"O Governo da Espanha procede com a ativação de ajudas diretas aos cidadãos e às empresas afetadas, assim como fizemos durante a pandemia, com o mínimo de burocracia possível e com a maior rapidez e agilidade possível. O que os cidadãos querem não é ver as suas instituições lutando, mas trabalhando lado a lado”, declarou Sánchez. 

 De acordo com o governo, a eletricidade foi restabelecida em cerca de 98% das residências e 68% das linhas telefônicas danificadas foram reparadas. Além disso, 40 quilômetros de estradas e 74 quilômetros de ferrovias também já foram restabelecidos.