Uma empresa japonesa está fazendo sucesso no Consumer Electronics Shows Asia, famoso salão de tecnologia na China, após criar um manequim de Donald Trump onde os visitantes podem bater com um martelo na cabeça do boneco para combater o estresse. 

"Seria ainda melhor se pudéssemos usar as mãos e os pés. Com o martelo não é tão divertido", diz Wang Dongyue, um visitante, depois de dar um grande golpe na cabeça fictícia do presidente americano. "Para dizer a verdade, isso não me impressiona muito porque, neste momento, não está sendo muito amigável com a China", declara. 

A cabeça de Trump foi instalada no salão pela empresa japonesa Soliton Systems, especializada em Inteligência Artificial.

Organizado pelo Sindicato Profissional americano de Eletrônica (CTA), o Salão de Xangai foi inaugurado na terça-feira (11), em meio a uma guerra comercial entre China e Estados Unidos.

Os dois países aplicam mutuamente tarifas punitivas sobre mercadorias no valor de US$ 360 bilhões de comércio bilateral anual.

O conflito preocupa os mercados globais e tem um importante componente tecnológico, em particular devido à pressão de Washington sobre os governos ao redor do mundo para não contratarem os serviços da gigante tecnológica chinesa Huawei, especialista em redes de internet móvel 5G.