Os Emirados Árabes Unidos (EAU) anunciaram a suspensão da coordenação diplomática com Israel, segundo publicou o site i24NEWS nesta quinta-feira (4). A decisão ocorre em resposta à morte de sete trabalhadores humanitários da ONG World Central Kitchen (WCK) em um ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza, na segunda-feira (1).

Após o incidente, o Ministério das Relações Exteriores dos EAU teria expressado “indignação” ao embaixador de Israel, Amir Hayek, devido ao ataque.

Agora, os dois governos empenham esforços para tratar sobre a nova crise diplomática. O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, chegou a participar de uma ligação telefônica com seu homólogo dos EAU, Abdullah bin Zayed.

Outra reunião visando uma resolução para a relação entre os dois governos ocorreu entre o Diretor-Geral do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Yaakov Blitshtein, e o embaixador dos EAU Mohammed Mahmoud Al-Khaja. Segundo Al-Khaja, este é "o dia mais sombrio nas relações entre os países". (Com informações de i24NEWS).