O ex-veterano de guerra conseguiu arrecadar 30 milhões de libras dando voltas em seu jardim(foto: Reprodução redes sociais)
O capitão Tom Moore, ex-veterano de guerra que aos 100 anos se tornou um herói do primeiro confinamento na Inglaterra ao arrecadar mais de 30 milhões de libras (US$ 40 milhões) para o serviço de saúde público, morreu de COVID-19, nesta terça-feira (2/2). 

A família do capitão anunciou sua morte no Twitter, postando uma foto dele atrás de seu andador, com a inscrição Captain Sir Tom Moore 1920-2021

“O último ano da vida de nosso pai foi nada menos que notável. Ele foi rejuvenescido e experimentou coisas com as quais sempre sonhou ”, disse o comunicado da família. “Embora ele tivesse estado em tantos corações por um curto período de tempo, ele foi um pai e avô incríveis e permanecerá vivo em nossos corações para sempre. ''

Voltas no jardim e condecoração da rainha 

Tom, como ficou conhecido quando começou a arrecadar 1.000 libras para o Serviço Nacional de Saúde da Grã-Bretanha dando 100 voltas em seu quintal. Sua atitude viralizou nas redes sociais e chamou a atenção de milhões de pessoas presas em casa durante a primeira onda da pandemia. As doações chegaram de todo o Reino Unido e de outros países como Estados Unidos e o Japão.

Durante três semanas em abril, foram publicados vídeos diários do capitão, já curvado pela idade, empurrando seu andador no jardim. 

“Lembre-se sempre, amanhã será um bom dia”, disse Moore em uma entrevista durante sua caminhada.

Quando ele completou sua centésima volta em 16 de abril, uma guarda de honra militar foi parabenizá-lo. A celebração continuou no dia de seu aniversário, alguns dias depois, quando dois aviões de combate da época da Segunda Guerra Mundial sobrevoaram sua casa em homenagem ao feito. 

capitaotomoore.jpg

Foto: Reprodução/CNN

 

Em julho, Moore foi nomeado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II em uma cerimônia, com distanciamento social, no Castelo de Windsor. Na ocasião, a monarca de 94 anos usou uma espada longa para conferir a honra, enquanto Moore estava com suas medalhas de guerra no peito e apoiado em seu andador.

“Fiquei maravilhado com as muitas homenagens que recebi nas últimas semanas, mas simplesmente não há nada que se compare a isso”, ele tuitou após a cerimônia. “Estou tomado de orgulho e alegria.” 


(Com agência)


*Estagiária sob supervisão  da editora-assistente Vera Schmitz